EMISSÃO ONLINE

*BLOG OFICIAL DO PLAYLIST ANTENA 3 MADEIRA *

26 novembro 2008

Comércio Tradicional Vs Grandes Superficies


Numa altura de consumismo, esta é sem dúvida uma questão que queremos debater no blog.

As grandes superfícies têm estado entre os principais factores de redução do comércio tradicional?

Qual o futuro do comércio tradicional?

Participa!


8 comentários:

Anónimo disse...

Boas...

Eu a um tempo atrás, trabalhei numa loja de informática, no centro do Funchal, e nos 5 meses vi que aquilo não dava praticamente nada.
Tivemos dias que facturamos grandes misérias.
Os únicos lucros que vi por lá, eram o restaurante e um sapateiro. Grande parte das lojas fecharam.

Não vejo grande futuro no comercio tradicional...
Mau para os comerciantes e pior para os postos de trabalho!

É este o país que temos...

Cumprimentos

JC

Anónimo disse...

Bem penso que um dos factores será pela fraca inovação...
Ha que acompanhar os tempos apostar inovar no bom sentido "inventar" algo de novo. A novidade move muita população nem que seja só para ver... Apostar no marketing, se o prooduto final for de boa qualidade\preço as compras acontecem ...
J.G

Anónimo disse...

Boas ..
Eu sinceramente acho que o que tá a deitar o comercio tradicional abaixo é a pouca opção de escolha .. Com a falta de tempo que a sociedade tem, é sempre muito mais prático ir a um Centro Comercial, onde podemos encontrar tudo e mais alguma coisa enquanto no comercio local está tudo muito mais disperso. É pena que assim seja, mas é a sociedade em que vivemos .

Fiquem bem =) *

Anónimo disse...

HELLO ...

Em minha opiniao e concordando com a Raquel (quando vieres ao fx nao te esquecas do vinho do pxo :P) realmente o comercio tradicional esta mto disperso, mas é mais agradavel passear na baixa do funchal e aproveitar pra fazer compras do que dentro de paredes, em relaçao ao estacionamento os sr. Policias deviam de dar uma tolerancia (nao se esqueçam que tamos na epoca de natal) pois o meu tio foi comprar um cena de pesca k custa 2,95 € e teve de pagar uma multa de 30€ e teve sorte que o sr policia tava bem disposto senao tambem pagava reboque :S


Bem boa semana ...

p.s. pessoal tenho reparado que "virou" moda passear dentro dos shopping mas aproveitem a nossa ilha ha lugares mto mais giros do que 4 paredes ;)

Sempreabombar disse...

Sou muito solidário com os comerciantes do comércio tradicional mas se há coisas que me afugentam de comprar nesse tipo de comércio é o estacionamento pago, fujo dele como o diabo da cruz. Estacionamento a 1,5 e 2,0 euros a hora é um roubo, e depois se nos demorámos mais numa loja por haver muito movimento corremos o risco de termos um selo no pára-brisas do carro. Tomar um café no Funchal e pagar mais de 1 euro de estacionamento se calhar não me importava se fosse Presidente da Câmara ou Vereador, mas estes também não precisam de pagar porque têm estacionamento privado e quando vão a outros sítios com parcómetros não metem moedinhas, estão isentos pela lei do CAFOFO.
Nos centros comerciais estaciono, passeio, vejo e re-vejo e posso me dar ao luxo de procurar nas várias lojas, ver onde está mais barato e não me preocupo com os selos malignos. Tem tudo o que preciso e por isso posso oferecer o centro do Funchal aos amigos da Câmara, fiquem com as lojas todas, até podiam fazer um “pasto” com as ruas todas. Vou fazer os possíveis para não gastar nem um cêntimo no comércio tradicional.
Caros comerciantes, sabem a quem agradecer!!!
Boa semana já com cheirinho a Natal para toda a Antena 3.

Anónimo disse...

Neste caso SEMPREABOMBAR paga o justo pelo pecador, os comerciantes nao têm culpa ...

:S

Sempreabombar disse...

Concordo VS que os comerciantes não têm culpa, agora eu e que não estou minimanente disposto a encher a barriguinha (para não usar aqui calão) de mais meia duzia só porque quero comprar umas calças ou camisa. a mim doi-me imenso na pele pagar 2 euros numa hora para estacionar e entrar numa loja, ja basta os rios de dinheiro que o carro exige para andar legal na estrada. os comerciantes não têm culpa mas sabem perfeitamente que os parcómetros afugeantam os clientes, e cada vez entopem mais esta ben-dita cidade com essas maquinetas para entalar o pessoal. No funchal deve existir mais de 500 lojas, logo 500 comerciantes a pressionarem talvez façam alguma comichãozinha. Não vou mudar o mundo mas digo e repito, vou fazer os possíveis e os impossíveis para andar longe do comercio tradicional por este ter á porta, uma infestação de parcómetros.

Anónimo disse...

Comércio tradicional K.O.! As grandes superficies sao mto mais praticas, mais facil de estacionar, lojas juntas, não temos de andar mto (hehe), e restauração à mistura.. não kero outra coisa! :D
Bom fim de semana!
Ana Filipa :)